domingo, 22 de março de 2009





A proposta do governo da utilização da Universidade Aberta a Distância em grande escala com o objetivo de aumentar significativamente o acesso ao ensino superior no Brasil vem recebendo várias críticas evidenciando o erro estratégico, político e pedagógico da proposta. Deve-se produzir uma educação a distância de qualidade e não apenas preocupada com “números” e “estatísticas”. Neste contexto, destaca-se a importância dos Fundamentos da EAD buscando subsidiar a nossa prática de projetos de cursos a distância de qualidade e a preocupação em se produzir um aprendizado significativo, colaborativo, inovador, crítico, interativo, vivencial, integrado, interdisciplinar, sem fronteiras, de baixo custo e customizado com utilização das tecnologias da informação e da comunicação.
É importante conhecer e utilizar-se das tecnologias de informação e comunicação com autonomia, criatividade e reflexão crítica para melhor elaboração dos projetos de EAD. Para isso é importante conhecermos os fundamentos da EAD para desencadear mudanças de posturas e de modelos de ensino necessários.
As perspectivas evolutivas da EAD revelam a importância crescente de se promover novos modelos de aprendizagem interativa. O estudo dos Fundamentos da EAD nos orientará na escolha de um modelo bem estruturado, integrado, flexível, globalizado e interdisciplinar bem como das técnicas apropriadas que nos orientará na elaboração dos projetos refletindo no material didático, no conteúdo, na programação, na avaliação e na prática educacional visando à renovação dos processos educacionais face às várias teorias que fundamentam a EAD.
Os Fundamentos da EAD constituem uma importante ferramenta para a melhoria do processo ensino e de aprendizagem face às novas demandas impostas pelas transformações no ambiente social e no mundo da produção material. Além do mais, os Fundamentos da EAD, possibilitam a elaboração dos projetos com maior eficiência, eficácia e qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário